terça-feira, 20 de maio de 2014

A Cultura de Propriá-SE


Por Telmo Carlos de Oliveira
A cultura da Cidade de Propriá é vasta e arraigada na história da cidade. Ela é variada, apesar de estar em esquecimento, não se sabe quando surgiram as primeiras manifestações culturais dentro da sociedade propriaense, acredita-se que ela surgiu com os primeiros habitantes que se fixaram na região de Purupii. Sabemos e vivemos essa cultura e que ela é uma expressão do povo que habita a Princesinha do São Francisco. Dentro da cultura da cidade de Propriá se pode destacar;

Na culinária:
Os pratos feitos com o arroz visto que nesta cidade o arroz foi o carro chefe da economia no passado e a população usou esse grão para enriquecer as refeições diárias e em dias de celebrações. Temos como exemplo o cuscuz de arroz, o arroz- doce arroz de coco, arroz de leite. Dentre outros pratos à base do arroz.
O peixe também está ligado à culinária local visto que na cidade se tem a piscicultura como base da economia e em Propriá se prepara diversos tipos de pratos à base do peixe.
Temos também o doce de batata doce criado na cidade de onde se exporta para todo o Brasil.
A música da cidade tem vários nomes os quais se destacam em festividades locais e regionais, tais como: Gil Monte, Banzo, Wilson Nunes e bandas como “Old Times”, Bolerado, Oz Morenos e ainda um nome da música nordestina e nacional que esteve diversas vezes na cidade a convite do prefeito Pedro de Medeiros Chaves: Luiz Gonzaga que compôs até música em homenagem à cidade, e ainda não se pode esquecer de Octávio Menezes que compôs a letra e música do hino à cidade de Propriá.
Na Pintura, a cidade é berço de vários nomes projetados em nível nacional como: Florival Santos, Álvaro Santos, César di Osmar, Jocka, seu Antônio Januário que idealizou a Bandeira da cidade.
Na Escultura, destaca-se Seu Antônio Januário, Pinto Santeiro, Jocka dentre outros.
A cidade dispõe ainda de Arquitetos, Músicos, Professores em diversas áreas do conhecimento e diversos estabelecimentos de ensino, existem também vários profissionais da fotografia, dentre eles podemos destacar o senhor Gileno o qual teve destaque ao fotografar a cidade para a preparação do álbum de 150 anos da cidade, há também historiadores dentre eles podemos citar os professores Erasmo Rodrigues Teixeira, José Jussiêr Ferreira.
Nas manifestações populares existem festas dentre as quais a mais famosa nacionalmente é a festa do Bom Jesus dos Navegantes que em 2014 completou o I centenário e acontece sempre no último domingo de janeiro.
Existe também o trezenário de Santo Antônio que é o padroeiro da cidade que acontece do 1º dia do mês de junho e vai até o dia 13 do mesmo, geralmente nesse período as administrações realizam junto com a população o Forró do Comércio em Substituição ao antigo Forrópriá.
Em setembro de cada ano acontece em Propriá uma das maiores festas cívicas do interior sergipano, o Desfile cívico da Independência que faz com que as ruas principais da cidade se transformem em arquibancada para os espetáculos que cada escola traz.Nesta data há um verdadeiro espetáculo de diversas bandas marciais e de fanfarras tanto da cidade como também da região,havendo destaque para a banda do Colégio Polivalente a qual é comandada pelo Professor Elder Melo de Oliveira e equipe cada ano traz uma novidade pra avenida. O desfile começa em cada Escola das redes: Municipal Estadual e Particular de ensino  sai em desfile pelas avenidas da cidade e termina na Avenida Graccho Cardoso onde se desfaz depois da apreciação das autoridades da cidade.
No Mês de dezembro acontece na Praça de Santa Luzia o Trezenário de Santa Luzia, uma festa que se realiza todos os anos.
Algumas festas que já foram de grande destaque no calendário festivo da cidade hoje está em quase morte como, por exemplo, o carnaval que quase não existe em Propriá, neste período a população na sua grande parte viaja para curtirem essas festas em cidades como Neópolis, Aracaju etc.
Na Poesia, existem diversos nomes que se destacam como o poeta Rossimágne, Néviton José, Vânia BV, Vera Vilar, o saudoso poeta Etinho, Cálamo de Poesia, Gil Monte, dentre outros.No Encontro Cultural de Propriá que acontece todos os anos por ocasião da Festa do Bom Jesus dos Navegantes acontece também o Concurso de Poesia Falada de Propriá que congrega poetas de Propriá e de muitas cidades de Sergipe e Alagoas em 2014 aconteceu a sua 27ª edição.
Na Fotografia, destaca-se Augusto Santana, Newton, Betinho e Francisco.
O cinema em Propriá está em decadência. Hoje não há nenhum em funcionamento na cidade apesar de já ter existido três cinemas em funcionamento na cidade. O cine Propriá, O cine Veneza e o Cine Fernandes.
A Sociedade Recreativa “Cavalheiros da Noite” que foi um clube dançante nas noites da década de 1980 hoje não existe mais, as discotecas aconteciam num sobrado que fica ao lado do posto de gasolina na Avenida Graccho Cardoso.
No Artesanato, diversos nomes destacam-se nos diversos ramos do artesanato. Em Propriá se produz: artesanato em Ponto Cruz, Em Biscuit, em Crochê, em vidro, em telha, Pintura em Tecidos, em Palha, em renda etc.










Nenhum comentário:

Postar um comentário