quarta-feira, 24 de julho de 2013

A Bandeira de Propriá



A Bandeira de Propriá, foi criada no ano de 1978 por Antônio Batista Filho, conhecido artista plástico “Antônio Januário”, nascido em Propriá a 17 de novembro de 1929, desenhista. Pintor, entalhador e escultor, filho de Antônio Batista dos Santos e Etelvina Teixeira Santos, foi também o  criador do Brasão de Armas da Cidade de Porto Real do Colégio e do símbolo dos Escoteiros de Propriá,


A Bandeira  foi aprovada por unanimidade pelos vereadores da câmara Municipal de Propriá: José Augusto Seixas,Antônio Porfírio dos Santos,José Silva Oliveira,Moisés Barbosa Rabelo,Manoel Dias Gomes,Manoel Lito Feitosa Poderoso,Bernardo José de Almeida,Erasmo Rodrigues Teixeira, Wilson Kolming e Luis Fernandes dos Santos.



           Prescrição da Bandeira


A BANDEIRA de Propriá, representada por um BRASÃO, cujo desenho se vê em arcos, inspiração do Artista nos arcos da ponte que ficam do lado de Propriá.


 O BRASÃO, é cortado e truncado, dividindo o mesmo em 03 partes representando a estrutura gráfica de Propriá: Urubu de baixo,Urubu de cima, e Curral Falso.


UMA CANOA DE TOLDA, com os panos abertos no centro do Brasão, representando o fluxo comercial de Propriá a todo Baixo São Francisco, transporte existente na época, de um lado a canoa desce o rio, do outro lado da Bandeira a canoa sobe. A cidade de Propriá possuía as maiores canoas de Tolda do Baixo São Francisco como: a Canindé, a Marialva, a Muribeca, a Progresso, a Pirapora, a Salineira, etc.


HISTÓRIA DE DUAS CANOAS que ficaram como lembrança em nossa cidade pelo seu passado Marialva, que carregava a Imagem do Senhor de Bom Jesus dos Navegantes nas Festividades Religiosas e era considerada como a mais veloz do Baixo São Francisco. A Canindé conhecida pela sua potencialidade de peso carregava 1.200 sacos de 60 Kgs,Considerada a maior Canoa do Baixo São Francisco.


DUAS CHAMINÉS, simbolizando as nossas fábricas de beneficiar arroz.

CINCO ESTRELAS, representando o Cruzeiro do Sul em nosso céu árido e tropical como também (05) Povoados do Município de Propriá: São Miguel, Santa Cruz,Boa Esperança,Coité e São Vicente.


A PONTE, Exuberante com seus Arcos,marco do presente e futuro,criação geométrica da nossa engenharia.


A CORÔA, símbolo da cidade (prateada),desenhada em Arcos com (05) cinco Castelos,representando o Tiro de Guerra 06-016, Quartel de instrução dos nossos reservistas.Os quadrinhos da base,a nossa cerâmica.


DOIS CACHOS DE ARROZ fecham o Brasão com fita de emancipação em 07 de fevereiro de 1802 da Cidade de Propriá.


O PANO DA BANDEIRA BRANCO simboliza o arroz beneficiado.


Cedido Pela Secretaria Municipal de Cultura






Nenhum comentário:

Postar um comentário