terça-feira, 11 de novembro de 2014

O Folclore da Cidade de Propriá - Sergipe

Por Professor Telmo Carlos de Oliveira


O Folclore (do inglês FOLK que é gente ou povo  e LORE que é conhecimento) é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
                                                          (Wikipédia)
             Propriá é uma cidade do Estado de Sergipe com mais de dois séculos de fundação.
             Na sociedade propriaense, o folclore se desenvolveu de forma variada, mas ao longo do tempo essa manifestação da cultura popular está desaparecendo lentamente.
Existia no calendário propriaense longas programações nas festas populares. Hoje essas programações têm desaparecido gradativamente ficando apenas o calendário vazio na parede apenas como lembrança. Vemos isso no Carnaval quando olhamos fotos antigas da cidade, vemos comemorações nos clubes da cidade e nas ruas. Hoje não há carnaval  na cidade de Propriá, apenas poucas manifestações e brincadeira de criança nas ruas da Cidade, pouquíssimos blocos de rua de alguns que permanecem na cidade, visto que nessa data muitos viajam para outras cidades de Sergipe como por exemplo, Neópolis.
Os grupos folclóricos que existiam, como guerreiro, e outros grupos desapareceram visto que os que organizavam tais grupos, alguns morreram sem deixar sucessores e outros por falta de apoio se acabaram.
          Hoje no folclore vivo de Propriá persiste ainda a maior das nossas manifestações: a Festa do Bom Jesus dos Navegantes, que acontece todo último domingo de janeiro, que no ano de 2014 completou centenário. Essa festa é de cunho religioso cuja culminância e procissão acontece no último domingo de janeiro, a procissão se realiza no leito do Rio São Francisco onde balsa, barcos lanchas e todo o tipo de embarcação enfeitadas tomam conta do leito do rio, a multidão se aglomera às margens do rio para ver a saída da procissão e fica à espera da mesma que sai em procura dos arcos da Ponte onde já está outra grande multidão na expectativa de saudar a imagem do Bom Jesus dos Navegantes com fitas de várias cores enfeitam o arco esquerdo da ponte que é o do lado da cidade, logo após a procissão segue para a cidade de Porto Real do Colégio e na volta, acontece a  popular queima de fogos dos mastros que dão todo o colorido no céu da cidade na disputa de quem mais se destaca. No passado áureo de Propriá, a embarcação que levava a imagem do Bom Jesus dos Navegantes era a canoa Marialva, hoje quem a leva são balsas alugadas que vêm da cidade alagoana de Penedo.
          Outra manifestação folclórica culinária de Propriá  que está vida é o doce de batata doce, que tem passado por várias gerações essa iguaria é feita em Propriá para todo o Brasil.
         O Encontro Cultural de Propriá que é outra manifestação que divulga a cultura de Propriá e toda região acontece geralmente no mês de janeiro.
O Folclore da cidade de Propriá está intimamente ligado ao Rio São Francisco, histórias de pescadores, culinária com base no arroz, além disso, vêm também pratos feitos à base de peixe.
            O Ponto Cruz é outra manifestação cultural que tem abrigo na terra propriaense, apesar dessa cultura está desaparecendo, as novas gerações não querem mais aprender a bordar como as mulheres do passado. Hoje existe uma feira de bordado atrás da Catedral no sábado pela manhã, onde mulheres da cidade de Cedro de São João expõem os produtos para a venda.

Fotos Muito Antigas da Cidade de Propriá



Hino da Cidade de Propriá - Sergipe



Propriá, oh estrela formosa!
Alcândor de lascivos madrigais
De Sergipe, és filha a famosa
No cultivo de seus arrozais
O teu céu de manhãs cor de rosa
Faz de ti um eterno fanal
Te adoramos princesa famosa
Do amor e da paz catedral

(Estribilho)

Teu futuro feliz haverá de ser
Do passado ostenta a glória (bis)
Teu elã é trabalho, cultura e saber
De lauréis, cobrirá tua história.


Se do sol, tens calor permanente
Do luar, tens beleza e poesia
Tuas noites confundem a gente
Quando é hora da Ave Maria
Se o teu São Francisco murmura
Sinfonia de sons magistrais
Teus barqueiros com alma e doçura
Vão cantando canções tropicais
(Estribilho)
Teu futuro feliz haverá de ser
Do passado ostenta a glória (bis)
Teu elã é trabalho, cultura e saber
De laureis cobrirá tua história

Letra e Música: OTÁVIO MENEZES